Brasil · São Paulo

Museu Catavento em São Paulo

O Museu Catavento em São Paulo é uma unanimidade: todos os comentários que leio são positivos. Era um lugar que estava na nossa mira, afinal, aguçar a curiosidade das crianças é um objetivo e uma meta, sempre!

IMG_1921IMG_1890

E ele não deixa a desejar! Além de ser uma construção belíssima, apresenta uma diversidade de temas muito legal. Para se ter uma ideia, chegamos lá por volta das 11 da manhã de sábado e saímos ao fechar das portas. Há muito o que ver e o que explorar. Vou tentar passar algumas dicas e impressões aqui nesse post.

Você começa a visita vendo sobre biomas e seres vivos. Há explicações sobre funcionamento de partes do corpo humano e vários tipos de animais para observação. Há exposição sobre aves, uma maquete de um DNA bem grandona – tudo circundado por informações.

IMG_1874

Aos sábados, a entrada é gratuita. Não sabíamos disso (olha a blogueira de férias, que não planeja direito). Então, o museu estava bem cheio. Atrapalhou? Acredito que não. Mas teve um porém: há salas de experiências para as quais é preciso ter uma senha, que é distribuída duas vezes por dia: uma às 9h e outra às 13h. Resultado: fila – coisa que eu a-do-ro (SQN). Mas pelos pequenos, vale tudo…

IMG_1877 (1)
Fila padrão Disney

No dia que fomos, havia os seguintes horários para as chamadas “sessões fechadas”.

img_1883-1.jpg

Nos organizamos de modo que as crianças conseguissem participar de algumas, pois cada ingresso dá direito a duas sessões especiais. Na hora que chegou a nossa vez, já não havia mais vagas para várias delas, então acabamos optando por nanoaventura, estúdio de TV e aventura no sistema solar.

De todas, o estúdio de TV foi a grande pedida. Foi sensacional, e as crianças super curtiram! Eles explicam algumas técnicas utilizadas na TV, inclusive o uso do chroma key, que é esse fundo verde que pode ser substituído por qualquer imagem.

Na nossa visita, filmaram um boletim de notícias para a TV Catavento. A pequena foi uma das voluntárias e fez papel de apresentadora. Ela AMOU. Leu as notícias no teleprompter e depois viu o boletim na TV, já editado. Todo mundo curtiu… Eu recomendo muito essa experiência.

Entre uma experiência e outra, bateu aquela fominha básica… e como disse, optamos por sair e fazer um almojanta, logo, para sobreviver, fomos na lanchonete…

IMG_1884 (1)

Achei as opções bem “pesadinhas”, mas paciência. Era só um quebra galho. Do lado de fora do museu vendem pipoca; você não pode entrar com ela, mas fica a dica – minha filha, por exemplo, só come pipoca e pão de queijo. Então, esses lanches fritos, saquinhos de Doritos e assemelhados não resolvem o meu problema de alimentação.

Além das salas e experiências interativas – que são muito legais, especialmente para crianças um pouco mais velhas – a área externa conta com uma locomotiva, colheitadeira e um avião Bandeirante “fatiado”…

IMG_1919

Havia também um avião como o que foi usado no filme Casablanca… Tudo explicadinho e cheio de informações.

Uma outra experiência legal é a que faz a “mágica” do som: você pára de um lado em uma concha acústica e conversa com a pessoa, em outra concha, a metros de distância. A ciência é realmente incrível!!!

Outra coisa que amei: a maquete de Lego. Sou suspeita, adoro tudo que é feito de Lego, especialmente depois que vi a exposição… Em Manaus também tinha uma linda, já já falo sobre essa outra viagem!

Notei que havia elevadores para cadeirantes e escritos em braile. Adoro saber que um lugar tem acessibilidade. Mas que lei, é questão de permitir experiências a quem deseja explorar o mundo.

IMG_1983

A área da sala das ilusões e do engenho apresentam experiências de física, muito interessantes, como um cômodo inclinado e aquela bola onde você pode tocar para deixar o cabelo voar pela estática. Acho que crianças mais velhas aproveitam mais, ainda assim, acho que é um passeio essencial e necessário.

A minha dica: quando for ao Catavento, veja se não é um dia que pode estar muito cheio, como feriados ou dias gratuitos. Se tivesse atentado para isso, talvez tivesse ido no domingo – tenho que ir de novo para ver se a gratuidade impacta na lotação. Se alguém souber, peço que divida comigo nos comentários.

Abaixo as informações úteis, consultadas em outubro de 2017:

Horários

– De terça-feira a domingo, das 9h às 17h
– Feriados: Consulte o link “Notícias do Catavento”
– Entrada até as 16h
– Recomenda-se a visitação para crianças acima de 7 anos.

Valor do ingresso: R$ 6,00 a inteira; R$ 3,00 a meia – super acessível!

Há diversas isenções, que podem ser checadas aqui.

A seguir, as experiências que requerem senha, que copiei do site do Catavento:

“Aos Finais de Semana, feriados e férias escolares para participar das sessões nas salas abaixo é necessário a retirada de senhas na recepção do Catavento:
Capacidade de público por seção fechada:
– Nanoaventura …………………………………………………..36 pessoas
– Laboratório de Química ……………………………………..44 pessoas
– Monte dos Sábios (Parede de Escalada)…………….. 30 pessoas
– Do Macaco ao Homem ………………………………………20 pessoas
– Se Liga no Lego ………………………………………………..24 pessoas
– Viagem ao fundo do mar  …………………………………..24 pessoas
– Aventura no Sistema Solar ………………………………..24 pessoas
– Estúdio de Tv …………………………………………………..30 pessoas
– Visita Histórica …………………………………………………20 pessoas
– Dinos do Brasil ……………… 25 pessoas (Idade mínima: 9 anos)
As senhas do período da manhã são distribuídas às 09h. As senhas do período da tarde são distribuídas às 13h.
Obs.: Durante o período letivo, de terça a sexta-feira as atividades acima são exclusivas para grupos agendados previamente em nosso site.”
Vale atentar para a observação posta acima.
A Renata, do Viagem em Detalhes, também fez um post aqui, onde há diversas fotos interessantes para aguçar ainda mais a sua vontade de ir ao Catavento.
Super vale a visita!
E acredito ser um daqueles lugares que vai gerando interesses diferentes de acordo com a idade… Imagino levar minha filha de novo daqui a uns 3 anos, e tenho certeza que ela verá o mesmo lugar com olhos totalmente diferentes!

2 comentários em “Museu Catavento em São Paulo

Deixe uma resposta