Brasil · Paraná

M.O.N Amour – Museu Oscar Niemeyer

Esse post é a prova de que eu não penso só em comida!!!

Vamos falar de uma visita cultural na minha viagem praticamente gastronômica por Curitiba: o Museu Oscar Niemeyer.

IMG_0358

IMG_0360

Quando vi a sigla MON já pensei no nome do post: MON amour… Depois, na lojinha, vi que esse nome seria tudo, menos original, pois há vários itens com essa expressão… Pensei: sou criativa, pero no mucho…

img_04211.jpg

Mas uma coisa é fato: o MON é muito amour sim!

O museu já é bonito de se ver por fora! Parece um olho extraterrestre, como disse minha filha! Tem um espelho d’água que deixa o conjunto ainda mais bonito!

 

IMG_0359

O ingresso é vendido num balcão entre a cafeteria e as lojinha! Você, ser humano guloso e consumista, já quer parar a visita por ali. Mas não! Vá ver o museu.

Ao entrar, nos deparamos com uma instalação de Jefferson Cesar, que era um grande quadro para deixar desenhos e mensagens. Como dá para imaginar, foram as melhores boas vindas que uma criança podia receber:

A exposição permanente sobre Oscar Niemeyer foi o que a pequena mais curtiu. Mostra o famoso arquiteto em filmes e entrevistas, apresenta desenhos e muitas maquetes das obras por ele desenhadas! O mais legal é que a pequena se encantou por reconhecer monumentos, como a Catedral de Brasília e o Museu de Arte Moderna de Niterói, construções que já são parte do cotidiano dela.

Nessa mesma galeria havia a projeção de filmes nas paredes e a possibilidade de montar cartões postais para envio virtual: você escolhe a obra e monta o cartão para envio por e-mail.

IMG_0396
Curtição confortável

 

img_0416-e1504214582362.png

No andar superior há exposição de obras, algumas chamaram muito a atenção das crianças. O legal é que nesse andar você vê o lado de fora do museu pela parte envidraçada do olho… e dentro dá para ter uma ideia do que é estar nessa grande vidraça.

Ainda há um jardim com esculturas super legais… Lembrava de ter visto Tomie Ohtake, e confirmei essa informação aqui. Abaixo uma foto que tirei do site do MON:

mon - patio das esculturas

E – agora sim – depois de visitar tudo, você pode parar na encantadora lojinha! Eu sou das que fica doida em lojinhas de museus, tenho vontade de comprar tudo! Mas resisti e comprei só uns lápis e ímãs de geladeira para presentear!

O museu funciona nos seguintes dias e horários:

Terça a domingo
10h às 18h
R$ 16,00
R$ 8,00 (meia-entrada)
Venda de ingressos até 17h30
Ingressos e horários especiais

E, importante saber as dicas de economia:

Quarta gratuita

10h às 18h

Toda quarta-feira a entrada no Museu Oscar Niemeyer é gratuita das 10h às 18h, com programação especial. O MON oferece oficinas de arte, visitas mediadas e acesso a todas as mostras do museu. A agenda da programação pode ser acessada pelo site (notícias) e redes sociais. A retirada dos ingressos deve ser feita até 17h30.

Quinta

Primeira quinta do mês – 10h às 20h. Gratuito após as 18h.

Toda primeira quinta-feira do mês o horário é estendido até as 20 horas e depois das 18 horas a entrada é gratuita. O café e a loja também ficam abertos até 20 horas. A retirada do ingresso deve ser feita até 19h30.

Ainda há visitas mediadas aos domingos e oficinas. Mais informações aqui.

Quando estiver em Curitiba, o MON é parada deliciosa… Ia dizer obrigatória, mas cada viajante sabe o que lhe obriga, né não…

 

Um comentário em “M.O.N Amour – Museu Oscar Niemeyer

Deixe uma resposta