EUA

Validade de visto e passaporte

Sabia que para ir para os Estados Unidos não precisa ter um visto com 6 meses de validade? Passaporte idem?
Pois é. Há muita confusão por conta das exigências para entrada em outros países – várias nações exigem um passaporte com pelo menos 6 meses de validade para que o turista entre em suas fronteiras.
Apesar de haver a exigência de visto, não há necessidade de se tirar outro em caso de estar perto do vencimento – se sua viagem estiver dentro do prazo de validade.
Para ajudar quem vai viajar, resolvi buscar informações importantes para a sua próxima ida a Disney!

Todo brasileiro que vai entrar nos Estados Unidos precisa de um passaporte válido e de um visto válido também. Para tirar o visto, você precisa preencher documentos e pagar uma taxa à Embaixada Americana. Veja os requisitos e informações aqui.

Mas vamos às questões práticas, que é que acho que podem ajudar no planejamento da viagem! As informações sobre visto americano retirei daqui, página do site da Embaixada Americana no Brasil.

Validade do visto e passaporte:

O visto atualmente pode vir com validade de até 10 anos, e de acordo com a Embaixada, não é preciso que tenha pelo menos 6 meses de validade para que você entre nos Estados Unidos:

“Não é necessário renovar o visto seis meses antes da data de sua expiração. Um visto pode ser utilizado desde a data de sua emissão até a data de expiração para viagens da mesma natureza, quando o visto for de múltiplas entradas. O período que compreende a data de emissão do visto até a data de expiração é chamado validade do visto. Caso você viaje com frequência aos EUA, não será necessário solicitar um novo visto a cada viagem aos EUA.” FONTE: copiado do site da Embaixada, aqui.

A informação sobre a validade do passaporte também é mega importante! Não precisa tirar um novo visto só porque o passaporte venceu: se o seu passaporte venceu, mas o visto ainda está válido, basta viajar com os dois; tire o novo passaporte na Polícia Federal e viaje com o novo e o antigo.
Eu estou com dois passaportes… Minha filha recebeu o visto no primeiro passaporte e com validade de 10 anos. Ela sempre também tem que viajar para os EUA com dois passaportes, pois o passaporte de criança tem uma validade bem curta.

Os vistos permanecem válidos até a data de expiração, mesmo quando estão em um passaporte vencido. Para viajar com um visto válido em um passaporte vencido, o indivíduo deve estar em posse de um passaporte válido ou novo, e do passaporte vencido com o visto válido. FONTE: copiado do site da Embaixada, aqui.

E a regra dos 6 meses? Bom, muitos países exigem um passaporte válido por seis meses para entrada. Apesar de no site da imigração americana haver a recomendação de o passaporte não estar nos estertores, brasileiros podem sim viajar com um passaporte que esteja com 6 meses ou um pouco menos de validade:

Fonte: aqui

Minha tradução do trecho acima marcado é a seguinte:

“Como regra geral, passaportes devem ser válidos pelo menos seis meses além da data em que o viajante deixará os EUA. No entanto, os EUA assinaram um acordo com um número de países para liberar essa exigência. Enquanto esse acordo estiver em vigor, o passaporte deve ser válido por todo o período de duração da viagem, mas o período adicional de 6 meses não é exigido.”

Esse entendimento também está lá na página da Embaixada Americana, nas informações acerca de vistos:

Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA deverá ser inferior à data de expiração do passaporte”. FONTE: copiado do site da Embaixada, aqui.

Há até um vídeo da Embaixada America, da série “Pode Perguntar” veja aqui.

E há outro vídeo falando sobre a renovação de visto aqui e sobre a questão de viajar com dois passaportes (um com o visto válido mas já vencido e o novo passaporte) aqui.

Achei um link bem informativo sobre essa questão de passaporte e visto aqui no blog Viajando para Nova Iorque.

E o que é mais importante (e chato): o visto válido e o passaporte idem não são garantia de entrada nos EUA, como também está exposto aqui, no site da Embaixada Americana no Brasil:

Um visto dá direito a seu portador a viajar para os Estados Unidos e solicitar entrada no país; ele não garante a entrada. Um funcionário do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA na porta de entrada determina se o portador do visto é elegível para entrada nos Estados Unidos e a duração de sua estadia. FONTE: copiado do site da Embaixada, aqui.

O agente de imigração que fizer o seu procedimento de entrada pode achar que tem motivos para não permitir que você adentre os EUA. Acontece? Sim! Volta e meia ouvimos histórias tanto de vistos negados quanto de pessoas que tiveram que dar meia volta em direção ao Brasil. Um super tiro no sonho de ver Mickey! Mas a condição para começar a pensar numa viagem pra Disney é ter acesso ao país; logo, tire o passaporte e solicite o visto.

E os custos para tirar visto e passaporte? Na data desse post, o passaporte brasileiro, normal custava R$257,25, pagos via GRU em qualquer banco conveniado – é preciso pagar a taxa para conseguir agendar a emissão do passaporte. Existem outras taxas (como passaporte de urgência), mas o comum, que a maioria precisa é esse aí.

O visto americano, para emissão e renovação na categoria B1/B2 (turismo) custava USD 160,00 na data desse post, pagáveis via boleto ou no cartão de crédito.

São valores altos, mas pelo menos, regra geral, tanto o visto quanto o passaporte agora valem 10 anos.

Vou confessar que ano passado meu passaporte ia ter menos de 6 meses quando viajei, e acabei preferindo fazer outro – vai que apesar das regras a companhia aérea resolvesse encrencar? Na dúvida, preferi fazer. Mas vejo que as informações são bem ricas no sentido de dizer que não é necessário. E aí? Você já viajou com um passaporte com menos de seis meses de validade ou ficou inseguro, como eu?

Todas as informações foram coletadas em setembro e outubro de 2015, data que preparei esse post! Leve em consideração que todas as regras, prazos e valores podem ser alterados. Logo, sempre dê uma olhada à época da sua viagem. 

Deixe uma resposta