Disney · EUA

Melhor época para ir para Orlando

Minha irmã veio com essa questão: qual a melhor época para ir para Orlando? 
E essa é a típica pergunta que a resposta é: DEPENDE.
De vários fatores: disponibilidade de tempo, aversão ao frio ou calor, idade dos filhos (se podem perder aula ou não). Lembrando sempre: “melhor época” é um conceito subjetivo. Cada um vai ter uma preferência, e esse post vai ter um viés que é a minha opinião. 

Foto: Daniel Laviola (@daniel_laviola no Instagram)

Eu já fui em todas as estações do ano, sendo que a última vez que fui em julho já faz muito tempo. Mas me marcou muito como uma época quente demais, cheia demais, e todos os superlativos. E na época só havia Magic Kingdom e Epcot, além do Sea Worl, Busch Gardens e Wet’n’Wild. Eram esses os parques incluídos na excursão. Ah, tinha o Cypress Gardens, que já nem existe mais (a área foi assumida pelo Legoland). Não havia Universal – é, eu sei que entreguei a idade agora… Mas voltemos ao que importa. Julho e agosto possuem as maiores temperaturas e é o período de férias escolares de verão nos Estados Unidos. Lotação máxima! Mas, se não houver outra data, se você tem aversão ao frio e filhos em idade escolar que não possam se abster das aulas, tem jeito não: julho é o seu mês. Se puder evitar, pule para outra época. 

Janeiro, em contrapartida, tem semanas consideradas de baixa temporada. As festas de final de ano são uma das temporadas mais cheias, mas o inverno afasta um pouco as pessoas e janeiro costuma ser uma época com baixa frequência. Diversos charts de lotação (vou postar os links dos que visito no final) colocam as semanas de janeiro com um belo sinal verde. Janeiro será minha época de eleição, pois minha pequena daqui a pouco também não poderá ficar perdendo aula… Leve em consideração que é inverno; apesar de a Florida ser para onde o povo “migra” para fugir do frio, sempre bom saber que lá pode ser bem mais frio que muitos invernos brasileiros. Lembro de ter ido no final de janeiro e ter passado bastante frio. Mas ainda prefiro o frio vazio ao calor lotado, então janeiro me seduz.

As atenções necessárias nos demais meses são relativas aos feriados nacionais e ao spring break (uma “semana do saco cheio” das escolas de lá). Os grandes feriados são períodos de alta lotação e o spring break também. Qual a atenção que se deve ter: alguns dos grandes feriados americanos são móveis: não são uma data certa, e sim um dia da semana certo que a cada ano equivale a uma data diferente. Exemplo: o dia de ação de graças – Thanksgiving – que é um feriado que atrai verdadeiras hordas para os parques é a quarta quinta-feira de novembro. Quando for se planejar, lembre de olhar os grandes feriados e o spring break – que mudam a cada ano. Vou fazer um post em seguida com as datas dos feriados: aquele post de utilidade que deve ser levado em consideração quando do planejamento. ATUALIZAÇÃO: post com feriados aqui.  

Tá, dado isso, qual a melhor época? Eu amo ir em setembro, mais para a segunda quinzena. Como a primeira segunda-feira de setembro é o dia do trabalho, que marca em definitivo o fim das férias de verão, há uma boa queda de lotação a partir desse dia. É quente, mas já melhor do que julho e agosto – pelo menos das vezes que fui nessa época o clima estava bom, sem calor em excesso. Já ouvi relatos de gente que pegou muito calor, mas ainda assim prefiro. E há gente também que diz haver mais chance de chover. Quando fui, choveu, mas não todos os dias e nem um dia inteiro. Pior ano passado que fomos em novembro que, historicamente, é período com mais baixo índice pluviométrico do ano e, para nossa surpresa, choveu e fez um frio fora do previsto. O que quero dizer com isso: há médias históricas e previsões, mas tudo pode sair diferente do que se imagina… 

Outubro ainda apresenta bons períodos, de acordo com as médias históricas de lotação. Novembro, exceto a semana de ação de graças, também (mas achei mais cheio do que esperava, em verdade).

Abril e maio, fora dos feriados, também costumam ser boas épocas: clima ameno, menos cheio e com mais promoções de hospedagens, refeições, etc. Dezembro antes do Natal também é mais vazio, mas a temperatura já é mais baixa. 

Na nossa última visita em setembro poucos brinquedos tinham fila longa. Fomos na Hulk umas três vezes seguidas, era só sair e entrar de novo. De lá para cá, acredito que a lotação média vem aumentando – mais um motivo para buscar sempre um período mais tranquilo.

Alguns eventos tem que ser avaliados, tais como o 24h do Magic Kingdom, recentemente: o parque certamente ficou muito cheio. 

Abertura do 24 Horas do Magic Kingdom – foto aqui

Eu acho um barato esses eventos, mas fujo de lotação ao máximo. Os finais de semana especiais, como o Star Wars Weekend também devem atrair mais gente, então, se o problema é lotação, evite. Mas se você for praticamente um Jedi, se jogue na multidão. 

Ah, e lembrando: mesmo nas mais baixas lotações o Magic Kingdom é sempre bem cheio. Não tem jeito. Mas fica bem melhor na baixa temporada. 

Dicas rapidinhas:

  • Alta temporada = parques mais cheios, mas também com horário estendido. 
  • Baixa temporada = parques mais vazios, mas com horário de funcionamento reduzido. 
  • Baixa temporada = mais barato se hospedar e aparecem promoções de refeições grátis
  • Baixa temporada = usualmente utilizada para iniciar reformas de atrações
Charts de lotação dos siteslinks muito bons, especialmente os dos queridos Andreza e Vai pra Disney, que trazem os detalhes dos feriados e clima também 

Andreza Dica e Indica
Vai pra Disney
Kenny the Pirate
Touringplans
Undercover Tourist 
Magical Kingdoms


Legal olhar também informações sobre reformas de atrações
Calendário da Disney
Allears

Em resumo: para mim, a melhor é época é setembro/outubro. Mas se me dessem de presente uma viagem em julho ou num feriadão lotado, eu nem de longe deixaria de ir. Se for a única opção ir num momento de alta temporada, marque fast pass, chegue cedo, mas não perca a oportunidade. 

4 comentários em “Melhor época para ir para Orlando

  1. Eu já fui em várias épocas e em julho acho impossível. A melhor época que fui caiu entre setembro e outubro. Está calor, mas não insuportavelmente, os parques estão vazios, foi tudo mais barato (e os outlets não estavam com zero estoque por causa de excursões anteriores, que sempre ocorre em alta temporada). O mais legal foi poder participar do International Food and Wine Festival. https://disneyworld.disney.go.com/events-tours/epcot/epcot-international-food-and-wine-festival/ É MUITO legal. Tomei até cerveja do Japão! Super fantástico… Também participei de um evento na Island of Adventure, o Halloween Horror Nights que faz todo o dinheiro compensar!
    https://www.universalorlando.com/Events/Halloween-Horror-Nights.aspx Quero muito conhecer outros eventos especiais do epcot, mas não vejo a hora de voltar em outubro! *.*

  2. Isabel, muito obrigada pela contribuição. Apesar de a lotação média estar sempre subindo, acredito ainda que – dentro das possibilidades de cada um – o ideal é buscar um período mais tranquilo. E se de quebra ainda de para aproveitar as comemorações especiais, melhor ainda!!!

Deixe uma resposta