Disney · EUA

Disney Cruise Line – Fish Extender

Bom, como disse, há muita informação maravilhosa por aí nos blogs e sites dos apaixonados por Disney… Então, para trazer algo diferente, resolvi falar de algo que já tinha lido por alto nos blogs amados, mas sem tanta informação detalhada: o “Fish Extender Exchange” que ocorre nos navios da Disney.

 

Os navios da Disney possuem portas de metal (exceto as suítes Concierge, nos navios Dream e Fantasy) e muitos passageiros curtem enfeitar suas portas – sempre com itens magnéticos – cuidado com isso, pois se houver dano à porta, eles cobram uma taxa de USD100.00!!!!!! Então, nada de adesivos, fita crepe, ou aquele gelzinho que cola. Para evitar sustos, fiquem sempre nos magnéticos, que são autorizados e até mesmo estimulados, vejam aqui.

 

Nossa porta sendo enfeitada
Além de ser bacana enfeitar a porta, tudo que se coloca serve de identificação… A depender do deck, os corredores são longos e cheios de portas, logo, um ímã que seja já facilita a localização, especialmente pelas crianças… Vejam posts legais sobre isso aqui, óbvio, na diva Andreza!

OBS: aliás, se você pretende fazer um cruzeiro Disney, é NECESSÁRIO você ler esse post da Andreza!

OBS 2: Além da Andreza, é NECESSÁRIO que você leia os posts da Luciana Misura, que tem um blog exclusivo sobre cruzeiros da Disney, o Amo Cruzeiro Disney

Além da porta de metal, ao lado da entrada de cada cabine há um bichinho de metal. Sim… Um peixinho ou cavalo marinho de metal que serve para comunicação da administração com sua cabine. Podem deixar avisos, folhetos e outros papéis nesse peixe, do lado da porta.
E alguém – não sei como começou – resolveu criar um “fish extender”: um tipo de cabide com bolsos, que pode ser feito do jeito que melhor convier a quem estiver na cabine. Existem aqueles mega trabalhados, outros já feitos num estilo DIY – “do it yourself”… Tente dar uma busca no Google ou Pinterest com o termo “fish extender” para ter uma ideia do que estou falando!

Numa tradução bem livre e criativa, poderíamos dizer que é um “cabide no peixinho” ou um “extensor no peixinho”, mas o nome não importa, e sim a função: você participar de uma troca de lembrancinhas entre cabines do navio.
Quando vi a primeira vez, achei que era simplesmente fazer o cabide e pendurá-lo, para ver se alguma boa alma ia dar algo, se íamos ser agraciados com “pixie dust”… Mas pesquisando mais a fundo, descobri que a história é mais organizada: existem grupos definidos de troca de presentes entre cabines!Achei o meu grupo através do Dis Boards, que tem uma página para você localizar o seu cruzeiro! Sim, é organizado assim!

 

No Dis Boards achei o meu cruzeiro, e lá estava a organizadora do FE (sigla que usam muito) da minha viagem. Não tinha participado antes – aliás, esse foi o meu primeiro cruzeiro – mas pelo que disseram, a nossa organizadora foi TOP. Ela organizou grupos com 12 cabines cada (no total acho que foram 5 grupos de 12). Em cada grupo ela especificou, com base nas informações passadas pelos passageiros:

  • Nome da família
  • Número de adultos na cabine e gênero
  • Número de crianças com idade e gênero
  • Se havia alguma comemoração especial
  • Se havia alguma restrição, como alergias alimentares, etc.

Com base nisso, os grupos se organizaram para a troca de presentes ao longo do cruzeiro. Houve quem participasse de todos os grupos… Houve quem especificasse que só as crianças deveriam receber presentes. Nós optamos por participar de um grupo só, afinal havia o custo e a carga de levar as lembrancinhas na mala, saindo do Brasil…
E o que dar? Não existe uma regra… Na verdade há muitos sites que dão ideias – vale uma busca no Google e Pinterest com o termo “fish extender gifts”- mas o legal é cada um imaginar o presente com cara de FE. Precisa ser caro? Não. Na verdade, acho que quanto mais criativo melhor…
Nossas escolhas foram:

  • Um leque, com uma fitinha do Senhor do Bonfim
  • Ímãs menores, com fotos do Brasil, inclusive da bandeira nacional
  • Um porta-biscoitos em formato de bola de futebol
  • Colares com uma chuteirinha de futebol que pisca (daquelas que distribuem em festinhas) – na Noite do Pirata muitos usam artigos luminosos
  • Um ímã para porta falando da Pirate Night

 

Feito por nós torcendo para o Inglês estar certinho

Não levamos nada de comer para evitar problemas na alfândega… E também ficamos com medo de os colegas de cruzeiro terem restrições à paçoca e outras comidas bem típicas… No fim, tentamos fazer algo com referências do Brasil, inclusive fizemos um texto explicando o significado das imagens, da fita do Bonfim, e falando que o Brasil era muito bom em futebol.

O nosso FE pedi a uma costureira para fazer. Bordei o nome nos bolsos naquelas lojas de bordado rápido. Os tecidos e fita foram cortesia de uma super amiga que já tinha feito uma festa com tema Disney. Acabei optando por não colocar a data do cruzeiro, uma vez espero fazer ainda muitos outros… E fiz os bolsos com botões, de modo que são removíveis, logo, outras pessoas podem usar se quiserem (sempre pensando nos amigos).

 

Nosso FE – não tenho uma foto decente, mas ele continua conosco

Chegamos no cruzeiro e já de pronto coloquei o FE na nossa porta. Fomos passear e logo ao voltar já havia diversos presentinhos! Também deixaram ímãs na nossa porta…

Era muito legal voltar à cabine e ver que havia presentinhos para nós! E ganhamos muuuuuuuitas coisas! Uma família francesa deu guloseimas de seu país, e ainda gravou um CD das músicas da Disney em francês (que infelizmente quebrou, antes que pudéssemos curtir). Outros nos deram adereços para a noite do Pirata!


Sacolinhas do Frozen (no fórum do Facebook tinha postado uma foto da minha filha de Elsa, logo, já direcionaram os presentes), chicletes, balas… Lencinhos umedecidos, talco e pincel para limpar areia da praia dos pés… Uma família nos deu um spray para roupa de cama feito na própria fazenda… Tudo muito cuidadoso, mais do que efetivamente caro.

Também recebemos presentes de famílias que não estavam no nosso grupo de distribuição. E também demos presentes para alguns que não faziam parte do nosso grupo: o que sobrou, acabamos distribuindo, a título de “pixie dust”.

 

Algumas dicas e informações importantes:

É muito legal participar da brincadeira, mas ela requer organização e você vai gastar um tempinho para entregar os seus presentes. No nosso grupo havia cabines em praticamente todos os andares, e eu meio que montei uma operação de guerra para distribuir tudo… Havia cabines com 5 pessoas, 2 adultos e três crianças de sexo diferente…  No começo, a família toda foi distribuir, mas no fim, eu mesma fui distribuindo para ganhar tempo, enquanto a pequena  descansava ou tomava banho… Essa é a parte ruim… Ainda mais em um cruzeiro curto, de três noites, como foi o nosso… Você não quer perder um minuto sequer…

Uma dica: não deixe para entregar no último dia! Nunca! O último dia é curto, praticamente só o café da manhã e tchau! Todos têm que estar fora do navio até as 9:00 da manhã. Além disso, as malas são despachadas na véspera do desembarque, então, o ideal é que todos os presentes sejam entregues a tempo de serem guardados nas malas.

Vale a pena? Depende de cada um! Nós adoramos, e certamente pretendemos participar de novo em um próximo cruzeiro – queremos fazer outros com mais tempo, até porque achei que 5 noites seria o tempo perfeito para um cruzeiro Disney; então, teremos mais tempo na tarefa de distribuir os presentes! Foi muita curtição ficar pensando no que dar, como fazer algo com cara de Brasil e que, além de tudo, não “quebrasse a banca”… Se você for do tipo que curte esse tipo de brincadeira, então, tente achar seu grupo de cruzeiro e boa sorte.

Mas se a ideia é ir pro cruzeiro para relaxar sem nenhum tipo de preocupação… Talvez não seja uma boa… Cabe a cada um avaliar.

17 comentários em “Disney Cruise Line – Fish Extender

  1. Que legal! Vou pra disney pela 4a vez, e sera meu primeiro cruzeiro! Ja li varios blogs, mas nunca tinha lido um post tao detalhado sobre o assunto! Parabens e obrigada pela dica!

  2. Ciça, que bom duas vezes: que você gostou do post e que você vai para o cruzeiro da Disney! Não vejo a hora de repetir essa experiência! Já estou pensando nos próximos presentes do FE… E acho que da próxima vez vou levar paçoca 🙂

  3. Fla, adorei o seu blog. Como vc fala de coisas diferentes que não se acha em outro lugar, vc saberia dizer se os corredores e os elevadores do navio Dream são largos o suficiente para circular com carrinho de bebê de gêmeos? Obrigada. Karla

  4. Karla, vou responder em breve a sua pergunta, ok! É que quero coletar uns dados bacanas (e oficiais) para ajudar na sua dúvida! Beijinho e já já respondo!

Deixe uma resposta